Friday, September 28, 2007

Aulas de Teatro para adultos no DSPACE

Esta aula é para quem gosta de jogar, jogar com situações, com gestos, com posições do corpo, com palavras, com a respiração.

Esta aula é um momento para quem gosta de brincar, para quem gosta de brincar a ser outra coisa, para quem gosta de imaginar E se eu fosse outra pessoa...?, ou Que faria eu se me acontecesse isto ou aquilo...?

É um jogo de imaginação. É uma aula para quem gosta de jogar, de imitar, de fazer-de-conta, de brincar. É uma aula para se ser outras pessoas, ou estar necessariamente noutras situações, é uma aula para se viver e sentir outras coisas, para se usar e desenferrujar aquelas ferramentas que em crianças nos levavam a estar e viver em mundos e situações impossíveis, ou em realidades tão bem construídas que até pareciam reais.

É uma aula para tornar real a imaginação de cada um. É uma verdadeira obra de construção em que as ferramentas são oferta da casa, mas a mão-de-obra é a de cada um. Contem suar.

Aulas de Teatro para crianças no DSPACE

Esta aula de teatro para crianças não é bem uma aula, e não o é porque aqui não se ensina, antes se aprende.

E o que haverão elas de aprender sobre teatro, fazer de conta, imitação e simulacro que já não saibam, ou que não estejam a caminho de aprender por si, naturalmente? O que haverá a aprender que a natureza (os tais genes e o próprio meio) não hão-de ensinar aos nossos jovens alunos?

O que há a aprender (ou seja, o que há a fazer nesta aula) é exactamente um empurrãozinho no que a natureza há-de fazer. É um empurrão, uma ginástica. Uma ginástica que levará a que alguns músculos e capacidades se tornem fortes por serem habituais. O que há a fazer é indicar o caminho que a natureza da infância já procura para trilhar por si, como quem aumenta o rego da água, ou cava um rego melhor, para conduzir a água. Porque a vontade de imitar e de fazer de conta é como a água: começa a despontar e, como a água, começa a avançar, à medida que o leito do rio aumenta, ou a criança cresce.

O que faremos é propor a esse leito E se fosses por ali...?, indicando caminhos para que a tal natureza possa crescer e dar fruto, em vez de mirrar e parar. Nesta aula daremos alimento para fazer de conta, para imitar, para brincar, para simular. Daremos alimento a uma vontade de fazer-de-conta que nesta idade se vai desenhando faminta. E há esta fome porque na verdade é necessário fazer de conta, e é isso que a natureza das crianças lhes está a dizer por dentro: é-lhes necessário brincar agora a esse faz-de-conta, para perceberem e se adaptarem melhor ao mundo.

Daí que esta seja uma aula onde a matéria só se aprende e essa matéria seja brincar ao faz-de-conta.

Aulas de Iniciação ao Teatro no Contagiarte

Esta oficina é uma iniciação ao teatro. É uma sensibilização e um começar a desenferrujar corpo, voz e imaginação. Destina-se a quem quer dar os primeiros passos e adquirir as primeiras ferramentas e experiências de teatro. Recupera tudo que é simulação, faz-de-conta, simulacro, e outros sinónimos do que já fazíamos quando éramos crianças e que os actores se especializam a fazer perante um público. É uma primeira abordagem que se fará por meio do jogo dramático, em que os jogadores vão tomando consciência das suas possibilidades vocais, corporais e imaginativas. Nesta fase de iniciação a oficina assentará muito mais em processos do que em resultados, ou seja, preocupar-nos-emos muito mais com o actor do que com o espectador.

 

Blogger news

Blogroll

About