Como me têm pedido ora aqui ora ali alguns livros, e como estou a organizar uma interminável e interminada bibliografia, aqui vai uma resenha de títulos que me parece generosa (em quantidade e qualidade):
ALONSO, Severino Ballesteros: Jogos Multiculturais. Porto, Edições Salesianas, 2008
ANTUNES, Carla Maria de Faria Alves e Pires: A criação dramática: o fazer e o pensar – um estudo com futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança, 2005 (Tese de Doutoramento em Estudos da Criança – Área de Expressão Dramática)
ARTAUD, Antonin: O teatro e o seu duplo. Lisboa, Fenda, 1996
BARBA, Eugénio; SAVARESE, Nicola:Dictionary of Theatre Antropology. Oxon, Routledge, 2005
BARKER,
BARRET, Gisèle (Org.): Expression Dramatique. Montéal, Université de Montréal, 1983
BARRET, Gisèle: Fiches Pedagogiques de pratique de l´expression dramatique. Montréal, s/e, 19
BARRET, Gisèle: Pedagogie de l´Expression Dramatique. s/l, s/e, 198
BARRET, Gisèle (Dir.): Les activités dramatiques en éducation – Former les Formateurs. Québec, Éditions Recherche en Expression/Graduel, 1991
BARRET, Gisèle (Dir.): Recherche sur les modèles didactiques. Québec, Éditions Recherche en Expression/Graduel, 1993
BARTOLOCCI, G.: El teatro de los niños. Barcelona, Ediciones Fontanella, 1975
BEAUCHANP, H.: Les enfants et le jeu dramatique. Bruxelles, Éditions A. De Boeck, 1984
BENJAMIN, W.: Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo, Summus Editorial, 1984
BEJA, Francisco e TOPA, José e MADUREIRA, Cristina: Drama, pois! – Jogos e Projectos de Expressão Dramática. Porto, Porto editora, s/d
BENTO, Avelino: Teatro e Animação: Outros Percursos do Desenvolvimento Sócio-cultural no Alto Alentejo. Lisboa, Edições Colibri, 2003
BERGERON, M.: Psicologia da primeira infância. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1978
BERGSON, Henri: O Riso – Ensaio sobre o significado do cómico. Lisboa, Guimarães Editores, 1993
BERNARDI, P.: Improvisation Starters: A Collection of 900 Improvisation Situations for the Theatre.
BEST, D.: A Racionalidade do Sentimento: O Papel das Artes na Educação. Porto, Edições ASA, 1999
BERNE, E.:Des jeux et des hommes. Paris, Éditions Stock, 1967
BERRY, Cicely: The Voice and the Actor. London, Virgin Books Ltd., 2003
BISSINGER, K. e RENFRO, N.: Leap into Learning! Teaching K-7 Curriculum Through Creative Dramatics and Dance. Pottstown, K. Bissinger and N. Renfro Editions, 1990
BLOOMFIELD, A.:Teaching Integrated Arts in the Primary School: Dance, Drama, Music and the Visual Arts. London, David Fulton Publishers, 2000
BOAL, Augusto: Teatro do Oprimido. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1977
BOAL, Augusto: Jogos Para Atores e Não-Atores. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005
BOLTON, G.: Towards a Theory of Drama in Education. London, Longman, 1984
BOLTON, G.: Selected Writings on Drama in Education. London, Longman, 1986
BONFITTO, Matteo: O Ator Compositor. São Paulo, Editora Perspectiva, 2002
BOUGÈRE, G. Jeu et éducation. Paris, Éditions Du Seuil, 1995
BOUSQUET, M. M.: Théorie et pratiques ludiques. Paris, Éditions Económica, 1984
BRACONNIER, A.: Les adieux à l´enfance. Paris, Éditions Calmann-Lévy, 1990
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard: manual de Jogos Educativos – 140 Jogos para Professores e Animadores de Grupos. Lisboa, Moraes Editores, s/d
CABET, J.-L. e LALIAS, J. C.: Les pratiques théâtrales à l´école. Créteil, Éditions Rectorat/CRDP, 1985
CABRAL, António: Teoria do Jogo. Lisboa, Editorial Notícias, 1990
CABRAL, António: Jogos Populares Infantis. Porto, Editorial Domingos Barreira, 1991
CABRAL, António: Jogos Populares Portugueses de Jovens e Adultos. Lisboa, Editorial Notícias, 1998
CABRAL, António: Tradições Populares I, II. s/l, INATEL, 1999
CABRAL, António: O Jogo no ensino. Lisboa, Editorial Notícias, 2001
CAILLOIS, Roger: Os Jogos e os Homens - A máscara e a vertigem. Viseu, Edições Cotovia, 1990
CAUNE, J.: La dramatisation. Louvain-la-Neuve, Éditions Des Cahiers Théâtre Louvain, 1981
CHALAGUIER, C. e MALHEN, G.: Le jeu d´expression et l´imaginaire. Paris, Éditions Feurus, 1979
CHANCEREL, Leon: Le théâtre et la jeunesse. Paris, Éditions Bourrelier, 1958
CHANCEREL, Leon: “Jeux dramatiques” dans l´éducation. Paris, Éditions Librairie théâtrale, s/d
CHÂTEAU, J.: Le jeu de l´enfant – Introduction à
CHÂTEAU, J.: Le réel et l´imaginaire dans le jeu de l´enfant. Paris, Éditions Librairie Philosophique J. Vrin, 1963
CHAVANON, C.-P.: Le théâtre pour enfants. Lausanne, Éditions L`Âge d´Homme, 1974
CHEKHOV, Michael: L´Imagination creatice de l´acteur. Paris, Éditions Pygmalion, 1995
COELHO, Adolfo: Jogos e Rimas Infantis. Santa Maria da Feira: Relógio D´Água, 1992
COELHO, Adolfo: Obra etnográfica. Lisboa, Dom Quixote, 1993
CORTESÃO, Luiza: E agora tu dizias que... : jogos e brincadeiras como dispositivos pedagógicos. Porto, Afrontamento, D.L., 1995
COSTA, Isabel Alves e BAGANHA, Filipa: O Fantoche que ajuda a crescer. Edições ASA, 1989
COSTA, Isabel Alves e BAGANHA, Filipa: Lutar para dar um sentido à vida. Edições ASA, 1989
COSTA, Isabel Alves: O desejo de teatro – o instinto do jogo teatral como dado antropológico. s/l, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003
COURTNEY, Richard: Teaching Drama. London, Cassel & Company Ltd., 1965
COURTNEY, Richard – Jogo, Teatro & Pensamento – as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003
COURTOIS, B. e PINEAU G. (Coords): La formation expérientielle des adultes. Paris, Éditions
CUVELIER, E.: L´art dramatique à l´école. Paris, Éditions de l´École, 1966
DESTÉ C. e JENJER, Y. e VOLUZAN, J.: L´enfant, le théâtre, l´école. Paris, Éditions Delachaux et Niestlé/bordas, 1975
DIDEROT, Denis: Paradoxo Sobre o Comediante. Lisboa, Guimarães Editores, 2000
DIENESCH, M.: Jeu dramatique et éducation, 1947-1977. Sèvres, CNDP, 1977
DONNELLAN, Declan: The actor and the target. London, Nick Hern Books, 2002
FAURE, Gérard; LASCAR, Serge: O jogo dramático na escola primária. Lisboa, Editorial Estampa, 2000
FO, Dário: Manual mínimo do teatro. São Paulo, Editora CENAC, 1999
FONSECA, Vítor da: Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa, Âncora Editora, 2005
FRAGATEIRO, Carlos (Org.): Percursos – Cadernos de Arte e Educação. Aveiro, APEDTE - Associação Portuguesa de Expressão Dramática e Teatro na Educação, s/d
FRIEDMANN, Adriana: A Arte de Brincar – Brincadeiras e jogos tradicionais. Petrópolis, Editora Vozes, 2003
GARVEY, Catherine: Brincar. Fundão, Moraes Editores, 1979
GIRARD, Gilles; OUELLET, Réal: O Universo do Teatro. Coimbra, Livraria Almedina, 1980
GROOS, Karl: The Play of Man. s/l, Heinemann,1901
GROTOWSKI, Jerzy: Towards a poor theatre. London, Methuen Drama, 1991
GROTOWSKI, Jerzy: Para um Teatro Pobre. s/l, Forja, s/d
GUIMARÃES, Maria Alice e COSTA, Isabel Alves: Eu era a mãe - Perspectivas Psicopedagógicas da Expressão Dramática no Jardim-De-Infância. Algueirão, Ministério da Educação e Cultura, 1986
HODGE, Alison: Twentieth Century Actor Training. Oxon, Routledge, 2000
HUIZINGA, Johan: HOMO LUDENS. Lisboa, Edições 70, 2003
KEMPE, Andy: The GCSE Drama Coursebook. Frome, Blackwell Education, s/d
KISHIMOTO, Tizuko Morchida: O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003
KOUDELA, Ingrid Dormien: Jogos Teatrais. São Paulo, Editora Perspectiva, 2002
LABAN, Rudolf: Modern Educational Dance. London, Macdonald & Evans Ltd, 1973
LABAN, Rudolf e LAWRENCE, F.C.: Effort. London, Macdonald & Evans Ltd, 1974
LANDIER, Jean-Claude e BARRET, Gisèle: Expressão dramática e teatro. Porto, ASA, 1994
LEENHARDT, Pierre: A criança e a expressão dramática. Lisboa, Editorial Estampa, 1997
LEQUEUX, Paulette: A Criança - Criadora de espectáculos: Jogos de sombras, Jogos Dramáticos. Porto, Família 2000, 1977
LINKLATER, Kristin: Freeing the Natural Voice: Imagery and Art in the Practice of Voice and Language. Hollywood, Drama Publishers, 2006
LOPES, Maria de São Pedro dos Santos S.: O Saber Dramático: A Construção e a Reflexão da Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança, 2006 (Tese de Doutoramento em Estudos da Criança – Área de Expressão Dramática)
MACEDO, Eunice: Prazer de fazer: o lúdico-pedagógico no teatro com crianças e jovens ou um trabalho de intervenção? Porto, Porto Editora, 2004
MANES, Sabina (org.): 83 Jogos Psicológicos para a Dinâmica de Grupos – Um manual para psicólogos, professores, operadores sociais, animadores… Águeda, PAULUS Editora, 2006
NETO, Carlos, (Org.): Jogo & Desenvolvimento da Criança. Cruz Quebrada, FMH Edições, 2003
PAGE, Christiane: Éduquer par le jeu dramatique: pratique théâtrale et éducation. s/l, ESF, 2001
PAIS, Natália; SANTOS, Leonor; VIEGAS, Filomena (ed. Lit): Cultura lúdica, tradição e modernidade. Lisboa, Instituto de Apoio à Criança, 1998
PALMA, Miriam Stock: O Desenvolvimento de Habilidades Motoras e o Engajamento de Crianças Pré-Escolares
POLO, Mª Paz Brozas:
PROUST, Sophie:
REBELO, Joaquim Manuel: O jogo da cabra cega. Porto, Soc. Port. de Antropologia e Etnologia, 1982
ROLLA, Jorge: Brincar a ser - expressão e educação dramática, 1º ciclo, 1º ano. Porto, Edições ASA, 1991
ROMANO, Lúcia: O Teatro do Corpo manifesto: Teatro Físico. São Paulo, Editora Perspectiva, 2005
ROOYACKERS, Paul: Jogos Dramáticos – Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz-de-conta. Porto, Edições ASA, 2002
ROOYACKERS, Paul: 101 More Dance Games for Children: new fun and creativity with movement. Minnesota, Hunter House, 2003
ROUBINE, Jean-Jacques: A Arte do Ator. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985
RYNGAERT, Jean-Pierre: Le Jeu Dramatique en millieu scolaire. Paris, CEDIC, 1977
SANCHIS, Solange: Actividades de Expressão Motora na Pré-escola – Desenvolvimento da motricidade global e jogos de movimento. Lisboa, Papa-Letras, 2007
SERRA, Mário Cameira: O Jogo e o Trabalho – Episódios lúdico-festivos das antigas ocupações agrícolas e pastoris colectivas. Lisboa, Edições Colibri – INATEL, 2001
SILVA, Cristóvão et al.: Jogos Tradicionais Portugueses. Lisboa, Direcção Geral do Ensino Primário, s/d
SLADE, Peter: Child Drama. London, University of London Press Ltd., 1965
SLADE, Peter: O Jogo Dramático Infantil. São Paulo, Summus,1978
SOLMER, Antonino et al.: Manual de Teatro. Lisboa, Cadernos Contracena - Edição Instituto Português das Artes do Espectáculo, 1999
SOMERS, John: Drama in the Curriculum. s/l, Cassel Educational Limited, 1995
SOUSA, Alberto B. de: A expressão dramática: imitação, mímica, expressão oral, improvisação e dramatização. s/l, Básica Editora, 1980
SOUSA, Alberto B. de: Jogos de expressão dramática. Lisboa, Futura, D.L., 1980
SPOLIN, Viola: Improvisação para o Teatro. São Paulo, Edições Perspectiva, 2003
STANISLAVSKI, Constantin: A Construção da Personagem. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1994
STANISLAVSKI, Constantin: A Criação de um Papel. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1995
STANISLAVSKI, Konstantin: A Preparação do Actor. Lisboa, Editora Arcádia, s/d
STANISLAVSKI, Konstantin: El trabajo del actor sobre sí mismo - en el processo creador de la vivencia. Barcelona, Alba Editorial, 2003
STANISLAVSKI, Konstantin: An Actor´s Work – A Student´s Diary. Oxon, Routledge, 2008
STORMS, Jerry: 101 Jogos Musicais. Porto, ASA Editores S.A., 2003
VASCONCELLOS, J. Leite de: Etnografia portuguesa. Lisboa, INCM, 1982
VINAGRE, Luísa: Ler, contar, conhecer... com a expressão dramática. Braga, Casa do Professor, 2000
WAGNER, Fernando: Teoria e Técnica Teatral. Coimbra, Livraria Almedina, 1979
WARD, Winifred: Creative Dramatics. New York, Appleton, 1930
ZURBACH, Christine (Coord.): Teatro de Marionetas – Tradição e Modernidade. Évora, Casa do Sul Editora, 2002

0 comments:
Post a Comment