Friday, May 2, 2008

Quando o jogo falha (na sala de aula)

Há alturas em que - admitamo-lo - os jogos propostos não funcionam. O grupo distrai-se com elementos secundários da situação, ri-se, comenta e... não joga.

O que se passa?

O jogo talvez tenha sido dado muito cedo, ou mal explicado, ou pobremente conduzido (ou então - mais propriamente - induzido). Como um motor o jogo não pegou e agora está a atravancar toda aquela estrada de indivíduos com energia gasta em apitadelas e comoção.

Que fazer?

Como um jogo não pode ser compulsivo e não se lhe pode dizer deve ser assim ou outrossim, lançamos a toalha (como no boxe quando se admite ter perdido e se quer ficar por ali antes que as coisas fiquem feias), evitamos que seja pela força que o jogo prossiga (na espectativa enaganadora de que ainda pode vir a resultar), temos paciência, anotamos a falha e os sintomas, e preparamos melhor o grupo para o que se segue.

É que quando um jogo falha sistematicamente é o jogo que falha, não o jogador.

Ditulis Oleh : Unknown // 9:27 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About