Wednesday, October 29, 2008

gato fedorento & herman josé - micro estudo comparativo Conclusão

Ou seja, Herman José, vindo de um programa de autor que era o Tal Canal, demorou vinte anos a deixar de fazer o que fazia, delegando autorias (de textos), separando-se de funções (de actor), afastando-se de formatos em que tinha sido notável (de ficção) até que ao voltar (no Hora H) vindo do seu longo périplo pela função de apresentador de tv, a ficção foi-lhe madrasta e um país agora alimentado a outras coisas parecia já não o querer de volta.

Vinte anos passaram desde o Tal Canal, vinte anos em que uns se meteram por concursos e outros se meteram por aquela coisa nova a que chamam stand-up commedy. Apareceu um programa (Levanta-te e Ri) que fez aparecer - mais que estrelas em ascensão - uma noção delicada: todos podem ser engraçados/todos podemos ser engraçados. O que deu cabo de tudo.

Muitos apareceram, vindos da grande escola do anedotismo, nutridos por canais de cabo e velhas referências, mas sempre assentes nessa certeza duvidosa: todos podemos ser engraçados. A ficção ficou pelo caminho, bastava dizer uma anedota, inventada, recontada, recriada ou todas as variações do sábio mundo dramatúrgico da anedota, o que inclui a troça, o remoque e a imitação.

Gozai os mais pequenos e sereis apreciados.
Nova certeza duvidosa, por aqui se reconhece um canalha, dentro ou fora da tv, dentro ou fora do anedotário do stand-up.

Servi o poder e estareis bem servidos.
O problema principal destas três certezas duvidosas é que são a morte do artista. E para haver alguém de respeito nestas coisas é necessária ficção senão é só bitaites de fundo de sala de aula, é só anedota e troça, é só olha para mim que eu sou engraçado. Não interessa os soundbytes a que os Gato Fedorento deram origem, interessa que Herman José demorou vinte anos a ir da ficção para o concurso/talk-show, eles demoraram dois. O que já foi provado ser a manobra mais mortal que um criador pode fazer.

É claro que a criatividade andará muito sobrevalorizada. Além de que hoje em dia o lixo vende bem.

Ditulis Oleh : Unknown // 3:50 PM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About