Friday, March 27, 2009

Dia Mundial do Teatro, Campo das Letras e Shakespeare

Hoje, dia 27 de Março de 2009, é Dia Mundial do Teatro. É como um aniversário de um amigo com quem temos (teremos?) uma relação estreita mas cujo dia de anos nos serve para fazer o telefonema próximo, mais camarada.

Hoje é o dia do Teatro, então o dia em que pensamos com proximidade e camaradagem no Teatro. Em todo o mundo se lê a mensagem do Dia Mundial do Teatro - que este ano é da autoria de Augusto Boal, teatrólogo, poeta, dramaturgo, encenador, ficcionista e pedagogo brasileiro e do mundo.

Este é portanto o dia do Teatro que se faz, fez ou fará.

É o dia do presente mas também do tributo aos três mil anos que nos antecedem, dos Ditirambos gregos às Casas Editoras que publicam teatro nos nosso dias.

Uma dessas Casas Editoras - Campo das Letras - sucumbiu recentemente. Editora do Porto, era a partir desta cidade que, para além de edição abundante em literatura para crianças, poesia, ficção e ensaio, também editava teatro. E é caso para dizer Que Teatro!

Além de autores nacionais, desde 2001 tinha com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto o mais que interessante e urgente projecto de publicar ao obra dramática de Shakespeare: "Shakespeare para o Séc. XXI".

Editaram quatorze volumes do maior dramaturgo mundial. Quatorze, número apenas superado pela Lello & Irmão que há coisa de um século pulicara salvo erro todas as peças em uma tradução que podemos dizer pioneira mas não tão aturada nem tão criteriosa quanto a da Campo das Letras/Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Por muitas razões e por uma que as sintetiza e diz muito do que é tradução: o verso. Shakespeare escrevia sobretudo em verso e isso, para um acto de teatro, para o seu actor e para quem vê e ouve é importantíssimo. Esta nova edição, este Shakespeare que nos espreita do seu génio para o nosso Séc.XXI é um teatro que tem versos, que não é transtornada a sua prosódia em prosa.

É de assinalar, não o desaparecimento desta grande Editora, mas o grande que é e foi neste seu projecto, sabendo nós que estes quatorze livros já ninguém nos tira.

Viva!

Ditulis Oleh : Unknown // 7:44 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About