Wednesday, July 8, 2009

Actores doutorados 'honoris causa' em Évora

(estes - grandes - actores foram agraciados pelo seu mérito artístico, que prova de civilização)

por LUÍS MANETA, Diário de Notícias 04 Julho 2009


"Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho foram agraciados pela Universidade de Évora pelo seu trabalho enquanto profissionais e professores na arte da representação. O dois regressam, em Setembro, ao palco do Teatro Nacional D. Maria II

Dois dos mais conceituados actores portugueses, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, foram ontem doutorados honoris causa, pela Universidade de Évora.

"Nunca a universidade pública portuguesa, até hoje, teve uma palavra de apreço para com eles e para com os actores de uma forma geral", recordou o reitor da mesma universidade, Jorge Araújo, justificando a distinção com as "extraordinárias carreiras" dos homenageados. "São dois grandes profissionais de teatro mas também dois grandes professores da arte de representar", frisou.

Em declarações ao DN, momentos antes de se dirigirem para a Sala dos Actos da Universidade de Évora e aguardarem pela chegada do cortejo universitário, onde se integrou o ex-ministro da Educação, Marçal Grilo, patrono do doutoramento, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho confessaram ter ficado surpreendidos pelo facto de uma universidade se ter "lembrado" de lhes atribuir um doutoramento honoris causa. "Foi um gesto invulgar, muito invulgar em Portugal", reconheceu Ruy de Carvalho, considerando que se trata de um título académico que "incentiva toda a classe". "Nunca se tinham lembrado de nós mas nunca é tarde e estas distinções obrigam-nos a ter cada vez mais respeito por aquilo que fazemos", acrescentou o actor.

No mesmo sentido, Eunice Muñoz destacou o "acontecimento inédito" que estava a viver. "Tudo o que diga respeito à cultura fica sempre um pouco esquecido apesar de existirem grandes actores e grandes actrizes em Portugal. Não sou só eu e o Ruy que merecemos", sublinhou Eunice Muñoz que, pouco depois, faria questão de se apresentar perante a academia de uma forma directa: "Sou actriz e sou mãe, tenho 80 anos e venho de uma família de gente ligada ao teatro".

Na oração laudatória, durante a qual sintetizou o percurso profissional dos dois actores, o ex-ministro da Educação definiu Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho como "figuras marcantes da vida nacional" que dedicaram a sua carreira à "difícil e exigente arte de representar", partilhando o seu "saber e experiência" com as novas gerações de actores.

"Num mundo em que os valores são postos sistematicamente em causa, é muito significativo que a universidade saiba e queira estabelecer e identificar padrões de comportamento e referências que possam inspirar e enquadrar a formação dos mais novos", acrescentou Marçal Grilo.

Já o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, fez-se representar na cerimónia pela directora do Teatro Nacional D. Maria II, tendo enviado uma mensagem na qual considera ser "factor avultado e assinalável" a circunstância do "reconhecimento público" dos dois actores "advir agora de uma universidade".

Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho juntam-se a um vasto conjunto de personalidades da cultura a quem a Universidade de Évora atribuiu o doutoramento honoris causa, no qual se incluem os escritores José Saramago e Amin Maloufe, o músico catalão Jordi Saval e o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, entre outros.

Os dois actores vão regressar ao palco do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em
Setembro."

Ditulis Oleh : Unknown // 2:23 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About