Num post recente que deu alguma polémica punham a questão pertinente de serem os alunos de teatro comparados (ou não) a actores experientes.
Que isso não é honesto, ou justo ou qualquer outra coisa.
E aqui batemos no que é essencial do teatro: não temos referências.
O cinema apareceu há cento e tal anos e não temos trabalhos antigos para ver (mesmo que em filme) e daí é difícil comparar como por exemplo nas belas artes se estuda a arte dos gregos a Rodin, para depois ir a Jeff Koons e etc.
Alguém dirá que não é justo comparar-se um estudante de escultura a Rodin, ou a Soares dos Reis?
Ou um de pintura a Velasquez ou até a Pollock?
Não é justo porque estes artistas são muito bons, são colossais?
Ou até em dança (e recente) com Cunningham ou Barishnikov?
Então que se estudará e com que técnica compararemos a dos alunos?
Diremos "estás a avançar bem, nunca serás ninguém grande mas estás bem"?
O encenador Kuniaki Ida disse em tempos "vocês podem ser muito bons na vossa rua, no vosso bairro, mas e no mundo?"
Dir-se-á que isto não é justo, que o mundo é muito grande que o meu país sufoca-me que precisava de fazer aquela escola em Nova Iorque...
Aqui distinguimos o que é Teatro da Expressão Dramática: o primeiro é uma forma de Arte e o segundo é a expressão por meios dramáticos do indivíduo, mas não tem pretensões artísticas. É claro que para um artista se expressar precisa de muito mais que fazer exercícios e jogos pois a sua Arte está constrangida pelo material, pela ideia, por si próprio. Isto é uma luta, não é inconsequente. A ele importa criar algo e não somente deter-se na sua expressão primordial. E procura criar algo que ombreie com os melhores e não com o que o vulgo fará.
Se quiserem ficar pela Expressão Dramática expressem-se à vontade e em liberdade, mas isso não é Teatro e isso não é o que deveriam ensinar as escolas.
Estude-se os actores melhores (do mundo) e veja-se porque são bons. Como usam o corpo, como usam o olhar, que situações e acções criam. E aprenda-se de uma vez por todas a fazer Teatro.
Friday, August 6, 2010
Lihat juga Artikel dari escolas de teatro, Ferruccio Soleri, mestres, técnica
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment