Eu antes não sabia estar num ensaio. Não sabia como me havia de comportar. É claro que as artes marciais me ensinaram qualquer coisa a este respeito: fechar a boca, conter o corpo e ouvir. Mas ainda não sabia o que fazer, apenas o que não fazer. Isto já foi uma grande ajuda para quando aprendi a estar num ensaio, com Guennadi Bogdanov.
Antes do mais vejamos o que se passa num ensaio: tentamos coisas, lançamos hipóteses de cenas, de gestos, de tempos, de timings. E fazêmo-lo sempre a mirar o espectáculo, a pensar "vai ser assim". Mas muitas vezes não nos lembramos de que o que fazemos em ensaio será o que faremos frente a um público: não apenas as formas mas os comportamentos. Se formos desleixados sê-lo-emos depois - se formos moles, distraídos, se nos interrompermos sempre, ou se por outro lado formos contidos, ou atentos, ou pormenorizados sê-lo-emos em espectáculo. Porque o milagre do salto quântico do ensaio para espectáculo não existe. Portanto em ensaio a minha relação com o espectáculo está a ser treinada: se estiver ao telemóvel sempre, se chegar atrasado, se preferir sentar-me, se me acontecer conversar com o colega sobre trivialidades acontece isto:
a) não estou pronto para criar
b) em espectáculo vai perceber-se isto mesmo
Portanto, com Bogdanov percebi que a aula é simulaçâo de ensaio, que o ensaio é simulação do espectáculo, e que posso treinar a relação que quero com o espectáculo.
E como não quero que a minha relação seja de desleixo e que depois digam de mim "olha aquele actor estava a marimbar-se para a cena" eu comporto-me como acho que devo*. Sempre.
Depois acaba o ensaio e posso falar de tudo, sentar-me, pegar no telemóvel, distrair-me (ou permitir-me distracções).
*fazermos o necessário para treinar a nossa relação com o espectáculo é que é, na minha opinião, saber "estar" num ensaio. Pode difeir de pessoa para pessoa, mas é sempre consciente e é sempre uma coisa que não é pessoal como são pessoais as conversas triviais. É trabalho.
Home » Unlabelled » "Estar" num ensaio
Wednesday, June 29, 2011
"Estar" num ensaio
Lihat juga Artikel dari
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment