Thursday, June 30, 2011

Como se vai vestido para um ensaio

Isto importa? Importará se a roupa com que eu quero ser visto na minha vida real é a roupa com que vou para/faço um ensaio: calções, saias, óculos escuros, sandálias, sapatos altos...

Precisamos sempre de fazer a distinção entre vida e trabalho, e a distinção entre o que serve que objectivo. Quando eu escolho a minha roupa para cada dia tomo em consideração várias coisas, mas essas serão necessariamente diferentes de escolher roupas para um ensaio. Porque num ensaio eu não devo

a) estar a pensar na roupa que levo
b) levar os outros a pensar na roupa que levo

Ou seja, preparo-me para fazer tudo e a minha roupa é um instrumento para isso, não me preocupo com sujar, rasgar, alargar e muito menos com distrair: procuro que a minha roupa não atraia atenções porque - ao contrário da vida quotidiana de várias pessoas - esse não é o objectivo durante o processo de criação.

O que na vida real pode surpreender comentários, elogios ou piropos é poluição num ensaio, pois a atenção desviou-se do que eu faço/crio para o que eu levo/uso.

É claro que muitas pessoas preferem a sua própria vaidade ao que fazem/criam.

Então que roupa será adequada levar para um ensaio, para trabalhar cenas e teatro?
- procuramos algo que permita todo o espectro do actor, que permita todos os movimentos (correr, flectir, rastejar, saltar, lutar...), que permita que eu não pense senão no que faço (que seja desvinculado de memórias, associações...), que permita que os outros possam ver em mim o que eu quero (logo não tem signos, nem desenhos, nem é muito apertado nem muito largo pois isso afecta a expressividade).

Queremos para cada ensaio um fato de trabalho, um uniforme.

Se acham isto algo radicalizado acreditem que os cuidados em não se suar a blusa, em não ajoelhar por causa dos calções, em andar com vagar por causa dos saltos assim o pedem.

Ditulis Oleh : Unknown // 6:32 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About