Monday, July 11, 2011

O travão

Este é um conceito e ferramenta fundamental. A maior parte das pessoas não a tem ou não a tem conscientemente. A menor parte que a tem são por exemplo artistas marciais. O travão é a contenção, é saber reter-se, nos movimentos, nas palavras, na atenção.

Tenho visto gente adulta sem travão ou na língua ou nas acções, tenho visto muitas e muitas sessões de trabalho serem comprometidas por falta de travão.

Mas a realidade é que para se usar o travão é preciso uma grande atenção ao que se faz, e disciplina sobre o que se faz e quando se faz. E isso a maior parte das pessoas não está à vontade para fazer pois ainda impera o princípio da satisfação imediata: eu falo o que me vem à cabeça, eu faço o que me apetece, eu não me refreio.

As consequências para o trabalho são estas - não se trabalha. Porque nunca realmente se submete os nossos apetites ao propósito maior.

Ninguém ainda - senão uma pequena amostra de gente empenhada - percebe que o travão é indispensável no trabalho e que o trabalho (leia-se teatro) não é a vida, e que na vida corro apenas o risco de parecer e ser um cretino se fizer e disser o que me apetece no instante em que me apetece, mas no trabalho (leia-se teatro) tenho que refrear as minhas distracções, as minhas palavras e todas as minhas acções. Sabendo o que devo fazer, com quem devo fazê-lo e qual é o meu lugar.

Um exemplo comum de falta de travão é a ilusão da encenação colectiva: todos têm uma palavra a dizer sobre o que se deve fazer. Quando essa palavra é do encenador.

Outro exemplo vulgar de falta de travão é a conversa paralela entre alunos: têm algo de muito urgente a dizer um ao outro, quando a palavra é do professor e deve ser sobre assuntos da aula.

Ainda outro exemplo transversal: o telemóvel e tudo o que o envolva, da necessidade urgente em ver mensagens à preponderância da chamada (real ou eminente) sobre qualquer acontecimento terrestre, ensaios e aulas incluídos.

O travão é freio, é contenção, é exercido sobre tudo em nós, do físico ao psicológico. Visa pôr-nos a fazer o que é suposto fazermos, pretende ajudar-nos a estar nos carris.

Se estiver sempre a saltar para aqui e acolá, nunca estou pronto para o que devo fazer e nunca o farei bem.

E no que diz respeito ao teatro isto é claro: não se liga um actor dizendo "cria!", é necessário toda um periodo de acomodação. Que só se consegue com travão. Estar cedo no ensaio é ter travão, estar calado é ter travão, ouvir é ter travão. Para criar é preciso travão.


Nota: o travão também é conhecido mais genérica e abractamente por educação. No fundamental, e sem entrar em definções do mecanismo, é a mesma coisa e alguém com travão será sempre conhcido como pessoa educada.

Ditulis Oleh : Unknown // 4:21 AM
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