Numa escola em que dou aulas há professores que clamam que há muitos anos dão uma bibliografia que ainda não existe (leia-se: foi adquirida) na biblioteca. É claro que as bibliotecas deveriam estar fornecidas dos títulos pertinentes de cada área, é evidente que os alunos precisam de ter títulos acessíveis, é tudo muito bom...
Mas a verdade é que há professores que dizem publicamente estar há anos a reenviar os alunos para uma bibliografia a que os alunos não têm acesso. Isto para mim é grave: que aconteça uma vez compreende-se mas depois um professor deve raciocionar se isto beneficia as aulas, se isto está a funcionar para o bem comum.
Eu enfrentei o mesmo problema e resolvi o mesmo problema; há anos que contraponho "os livros que não havia comprei-os eu e agora estão na biblioteca". Como os alunos pagam o que ganho pensei em tempos reeinvestir algum desse dinheiro e esperei, procurei e encontrei os títulos mais indispensáveis.
O que ganho eu com isto? Estão lá os livros.
O que ganham os professores cujas bibliografias continuam inexistentes? O orgulho de repetirem publicamente que os livros na biblioteca não existem e que alguém devia resolver esse problema.
Eu acredito que esse alguém muitas vezes devemos ser nós.
Home » Unlabelled » O bem comum ou ética para um professor
Friday, July 1, 2011
O bem comum ou ética para um professor
Lihat juga Artikel dari
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment