Há uns tempos escrevi sobre a praxe - que, agora neste dias em que se discute o Bullying, me parece pertinente referir, dado que são destratos entre pares. Dizem-me alunos que participam (como praxados) que não é para humilhar, mas as representações em forma de imagem sobre a praxe envolvem sempre vários alunos de quatro, de joelhos no chão, pés cruzados e erguidos, e um outro de dedo apontado ao seu lado, como que a ordenar.
Isto não é violência entre pares? Não é violência sistemática, repetida entre pares?
Isto tem que ser necessariamente assim?
Do outro lado do Atlântico Taís Ferreira escreve um belissimo post de advertência e bom-senso, que transcrevo aqui:
"Queridos/as alunos/a do curso de teatro
Iniciamos mais um ano letivo e gostaria de dar boas-vindas a todos/as em nome da cooordenação do curso e desejar que tenhamos um ano produtivo juntos/as!
E que sejam muito bem-vindos/as e acolhidos/as os/as calouros/as!!!
Creio que todos vocês já saibam, mas não custa lembrar: trotes que envolvam qualquer tipo de violência ou constrangimento (físicos ou morais) são terminantemente proibidos nesta em em qualquer universidade pública brasileira. É crime previsto por lei e o aluno que submeter outro a qualquer prática caracterizada como "trote violento" pode perder sua vaga na instituição, pagar multas altas e até ser preso.
Portanto, sugiro que vocês proponham trotes solidários e úteis (lembrando sempre que NINGUÉM é obrigado a participar, só por livre e espontânea vontade), como limpeza de praças públicas, arrecadação de ração para animais de rua de Pelotas, doação de sangue no Hemocentro, coleta de material escolar e livros infantis para serem doados, realização de alguma atividade teatral em asilos, escolas carentes, abrigos... Enfim, usem a imaginação para pensar em coisas bacanas para recepcionar os calouros!
Grande abraço!
Profa. Taís Ferreira - coordenadora teatro "
Home » taís ferreira » Sobre a Praxe e o "trote solidário"
Saturday, March 13, 2010
Sobre a Praxe e o "trote solidário"
Lihat juga Artikel dari bullying, praxe, taís ferreira
Ditulis Oleh : Unknown // 8:25 AM
Kategori:
taís ferreira
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment