Saturday, March 13, 2010

Da histeria no teatro

Convenhamos numa coisa: qualquer acto (em) público é um acto teatral.
O que eu faço na rua, no café, numa cantina, no campus de uma universidade é lido, visto, recebido como se fosse um meu discurso. Intencional ou não.

Eu andar aos pinotes e aos gritinhos é visto como gritinhos e pinotes.

Muita gente no teatro - principalmente principiantes - descobre que afinal de contas pode dar gritinhos e pinotes, e fá-lo a torto e a direito, em especial quando vê outro igual.

Resultado: o mais claro acto teatral de se afirmar ao resto da sociedade que em teatro não só se dão muitos gritinhos e pinotes, como que reina histeria entre nós.

Porque não pode ser senão uma patologia este excesso de caretas e risos, súbito surgidos e súbito desaparecidos, como se houvesse um medo de não fazer nada. Uma espécie de overacting na vida real.

Irrita-me, irrita-me e dá-me uma medida muito crua da pessoa que o faz.

Alimenta-se assim a fama de os actores serem desregulados nevróticos, quando o actor não é este adolescente que descobre que afinal existe uma coisa chamada expressão e, que, por isso, tem que estar a dispará-la a toda a hora.

Ditulis Oleh : Unknown // 7:25 AM
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