Saturday, June 5, 2010

Concorrer aos Nacionais sem ter experimentado a modalidade - o caso das provas de acesso em Teatro

Imaginemos que eu me encontrava a escolher um desporto. Digamos o Judo, por exemplo. Um dia digo para comigo "Vou fazer Judo" e... vou imediatamente concorrer aos Campeonatos Nacionais...

O que está errado aqui?

Nunca lutei com ninguém, nem sequer comecei pelos meus colegas de clube para depois participar em torneios amigáveis, e depois competições a sério, para enfim competir a nível nacional onde vem gente de todos os lados com excelentes preparações, forma física e técnica.

Não sei sequer as regras, não conheço o fato, nem sei como vencer ou muito menos como evitar magoar-me. Sou inconsciente.

O mesmo se aplica às provas de acesso de Teatro nas Escolas Superiores, que são, em importância simbólica, o equivalente aos Campeonatos Nacionais:

- quantos não concorrem sem ter antes sequer a experiência de um pequeno clube(grupo de teatro), sem terem nunca lutado (representado em público) nem com os parceiros do clube (ou de um círculo pequeno de amigos e conhecidos) muito menos com outros clubes (uma plateia des espectadores desconhecidos)?

- quantos pensam "Teatro!" sem terem ideia de que isso envolve o corpo e a voz e não uma qualidade mística que ou estará inscrita nos genes ou se verá relampejando nos olhos?

É que as provas são exigentes.
E o júri vai ver, ouvir e falar com muitos; vai comparar entre os que vê e os dos anos passados; vai até comparar consigo (Pierre Bourdieu dixit); vai perder a paciência ao terceiro ou quarto candidato manifestamente mal preparado ou inconsciente. E não passam.

Mas, se estes candidatos forem inteligentes, e se isto não tiver sido leviandade, levarão o ano que dista até às próximas provas a munir-se de experiências.

Ditulis Oleh : Unknown // 2:22 AM
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