Monday, November 26, 2007

Desporto e o actor

Que importância tem o desporto na vida ou no trabalho de um actor?

Dado que o actor é um homem com enorme amplitude de sensações e comportamentos motores, ele deve experimentar (e só ganhará em experimentar) o máximo de situações e solicitações motoras em contexto de jogo.

Expliquemo-nos:
O trabalho do actor é um trabalho que acontece dentro de um jogo. Na maior parte das vezes aquilo que entendemos por desporto situa-se dentro dos jogos motores, onde o corpo e a motricidade do seu participante está em acção.

Praticando desporto, qualquer que seja, o actor está a praticar jogar e está a preparar a sua disposição e reacção ao imprevisto e o seu pensamento intuitivo em combinação com o esforço.

No entanto parece-nos que um só desporto não bastará.

Somente uma combinação de desportos podem preparar bem um actor. Pois o desporto, enquanto jogo, puxa algo em nós, como que invoca algo em nós. Os desportos de luta despertam o que há em nós de luta e que quer lutar, os desportos de corrida despertam o que há em nós que corre e que quer correr. E assim por diante.

Mas o actor é um artista que invoca em si não apenas uma coisa mas muitas, não apenas o que nele tem vontade de lutar, mas também o que nele tem vontade de fugir ou de perseguir ou de se equilibrar e assim por diante.

Portanto, para se preparar para o jogo motor que é (também) o teatro o desporto para o actor é indispensável.

Mas para que seja uma preparação completa e, dentro da arte do actor, especialmente saudável, quanto maior se diversificar (desportos = comportamentos, solicitações e, por isso mesmo, invocações corporais ou motoras) tanto melhor.

Ditulis Oleh : Unknown // 4:52 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About