Saturday, November 10, 2007

O Aquecimento no teatro

No futebol faz-se aquecimento antes de entrar em campo. O jogador de futebol durante o jogo terá que correr, fintar, estar atento, esperar, saltar e não perder a bola - da vista ou do pé. Por isso aquece para se preparar a fazer tudo isso mal entre nas quatro linhas.

Se está quente, está pronto.

No teatro - com o actor - passa-se algo semelhante. Ele, durante a sua peça, terá que se mover, falar, esperar, entrar e sair, andar, apontar, pegar em coisas reais ou nâo, aproximar, afastar, estar atento aos outros e à bola que vai passando entre todos os jogadores/actores. E, assim como o jogador de futebol, terá que entrar em palco preparado, quente.

Assim como no futebol, o actor prepara-se antes para que esteja quente e à altura da exigência motora e vocal depois. Faz exercícios preliminares de aquecimento do corpo e da voz, preparando também, desse modo, a sua atenção.

Aquecimento é um termo emprestado do desporto. E aprendemos muito com o modo de funcionamento do desporto.

Aprendemos, por exemplo, que aquecimento é uma actividade preliminar indispensável e que não é um treino. Ou seja, não vemos jogadores de futebol a levantarem-se do banco e irem jogar imediatamente, sem mais (pois isso seria o fim da sua carreira, não jogariam bem e magoar-se-iam facilimente); e também não vemos os mesmo jogadores a dar voltas ao campo como preparação (entrariam cansados para o jogo e não aguentariam o ritmo de corrida e atenção) .

Esta questão põe-se do mesmo modo para um actor: nem oito nem oitenta, nem entrar de chofre em cena, sem preparar o corpo e a voz (e a atenção por consequência, no que se está a fazer); nem fazer um aquecimento extenso como um treino.

Um aquecimento deve aquecer, que (como o nome indica) é aumentar a temperatura do corpo, o que nos fará logo mais envolvidos, mais ágeis e atentos. E deve sobretudo ter em conta (como actividade preliminar que é) o fim específico a que se destina, o esforço que nos aguarda.

Por exemplo:

É um grande esforço vocal?
ou
É um movimento acrobático?
ou
É uma precisão de movimentos?
ou
É um texto especialmente dificil de dizer?
ou
É uma articulação complexa entre movimento e voz?

E etc.

Então devem preparar-se essas partes, como quem limpa uma espingarda antes de fazer tiro, de modo a não falhar e ter uma pontaria de águia.

Ditulis Oleh : Unknown // 4:21 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About