No futebol faz-se aquecimento antes de entrar em campo. O jogador de futebol durante o jogo terá que correr, fintar, estar atento, esperar, saltar e não perder a bola - da vista ou do pé. Por isso aquece para se preparar a fazer tudo isso mal entre nas quatro linhas.
Se está quente, está pronto.
No teatro - com o actor - passa-se algo semelhante. Ele, durante a sua peça, terá que se mover, falar, esperar, entrar e sair, andar, apontar, pegar em coisas reais ou nâo, aproximar, afastar, estar atento aos outros e à bola que vai passando entre todos os jogadores/actores. E, assim como o jogador de futebol, terá que entrar em palco preparado, quente.
Assim como no futebol, o actor prepara-se antes para que esteja quente e à altura da exigência motora e vocal depois. Faz exercícios preliminares de aquecimento do corpo e da voz, preparando também, desse modo, a sua atenção.
Aquecimento é um termo emprestado do desporto. E aprendemos muito com o modo de funcionamento do desporto.
Aprendemos, por exemplo, que aquecimento é uma actividade preliminar indispensável e que não é um treino. Ou seja, não vemos jogadores de futebol a levantarem-se do banco e irem jogar imediatamente, sem mais (pois isso seria o fim da sua carreira, não jogariam bem e magoar-se-iam facilimente); e também não vemos os mesmo jogadores a dar voltas ao campo como preparação (entrariam cansados para o jogo e não aguentariam o ritmo de corrida e atenção) .
Esta questão põe-se do mesmo modo para um actor: nem oito nem oitenta, nem entrar de chofre em cena, sem preparar o corpo e a voz (e a atenção por consequência, no que se está a fazer); nem fazer um aquecimento extenso como um treino.
Um aquecimento deve aquecer, que (como o nome indica) é aumentar a temperatura do corpo, o que nos fará logo mais envolvidos, mais ágeis e atentos. E deve sobretudo ter em conta (como actividade preliminar que é) o fim específico a que se destina, o esforço que nos aguarda.
Por exemplo:
É um grande esforço vocal?
ou
É um movimento acrobático?
ou
É uma precisão de movimentos?
ou
É um texto especialmente dificil de dizer?
ou
É uma articulação complexa entre movimento e voz?
E etc.
Então devem preparar-se essas partes, como quem limpa uma espingarda antes de fazer tiro, de modo a não falhar e ter uma pontaria de águia.
Home » Futebol » O Aquecimento no teatro
Saturday, November 10, 2007
O Aquecimento no teatro
Lihat juga Artikel dari Aquecimento, estudos, Futebol
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment