Todos precisamos de memorizar alguma coisa, às vezes são palavras e outras vezes são números. Os algarismos do nosso número de telefone, por exemplo, ou a nossa morada também. Essas são as memorizações de dados em números e palavras que nos são arbitrários mas indispensáveis. Não são o mesmo que o nome de alguém de que se gosta, ou mesmo da nossa canção preferida.
Todos precisamos de memorizar, portanto. Alguns de nós precisam em maior medida que outros. Os actores por exemplo precisam de memorizar palavras e às vezes até muitas palavras. Páginas e páginas de textos. Às vezes livros inteiros. A intervenção de um actor numa peça pode ir de uma simples interjeição Ah!, Uh! ou Oh! até dezenas de páginas com um discurso especialmente complexo. Para que o actor as interprete em palco estas palavras terão que ser memorizadas, como é óbvio.
Como se faz esta memorização?
Para responder a esta questão propomos que a memorização do texto seja um jogo. Pode ser jogado de muitas maneiras mas o fim é sempre o mesmo e tem apenas uma única regra: conseguir reproduzir aquelas palavras de cor. Memorizar um texto é um jogo na medida em que se memoriza ou... não. É simples e concreto. Binário. Sim ou não.
Sendo assim, vejamos como se pode jogar a este jogo de modo a obedecer à sua única regra:
há quem leia em voz alta o texto até o memorizar;
há quem o escreva;
há quem fixe palavra a palavra;
há quem utilize gestos associados ao que diz;
há quem repita cada frase lida, de olhos fechados ou sem olhar para o papel;
há quem ande de trás para a frente com o texto até o fixar;
há quem leia e memorize ao fim de uma única leitura também.
Há muitas maneiras e cada um jogará a este jogo como puder e souber fazendo, como se faz em qualquer outro jogo, o que lhe for possível para ganhar. Ou seja, para que no fim possa reproduzir todo o texto, todas as frases e todas as palavras.
A memorização de textos, como qualquer outro jogo, treina-se. É por isso que Fernando Wagner, no seu livro "Teoria e técnica teatral" sugere a memorização diária de uma certa quantidade de versos como parte dos exercícios de um actor.
Home » treino » Texto, memorização e regra
Wednesday, November 28, 2007
Texto, memorização e regra
Lihat juga Artikel dari definição de jogo, fernando wagner, memorização de texto, regra, treino
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment