Tuesday, November 27, 2007

O jogo do passeio

Naturalmente estamos sempre a jogar. Está na nossa natureza estabelecer regras para situações que poderiam pefeitamente ser outras, mas a que convencionamos obedecer.

Desde a Convenção de Genebra ao sinal vermelho do semáforo, tudo são regras de jogos, que respeitamos porque entendemos estar todos a jogar o mesmo jogo.

Em algumas situações não sabemos sequer explicitar as regras mas sabemos jogar com elas.

Andar na rua, ou um passeio público, é disso exemplo. É que andar no passeio, por entre outras pessoas, é na verdade um jogo, o jogo do passeio.

Ao andar num mesmo passeio duas pessoas em sentidos opostos não se chocam ao passar uma pela outra, porquê?

a) porque combinaram não o fazer?
b) porque andam em faixas opostas desenhadas no passeio?
c) porque há uma delas que salta sempre para a rua gritando Oh meu Deus há alguém a ocupar o mesmo passeio que eu!

Isto passa-se de um modo muito mais simples e intuitivo. Andamos à vontade e não chocamos porque existe entre nós, seres civilizados, uma regra compreendida interiormente que nos diz:

Ao ver alguém a vir em sentido oposto ao nosso há que desviar minimamente a sua rota dessa pessoa

E então, numa admirável compreensão e aplicação desta regra, há alguém que começa imperceptivelmente a desviar a sua rota para um lado enquanto o outro transeunte repara nisso sem se aperceber e faz o mesmo para o lado contrário. Tudo isto sem pensar, sem combinar e sem chocar.

O nosso amigável e curto jogo do passeio é um jogo cujas regras ninguém nos ensinou, mas que aceitamos porque assim funcionamos melhor.

A este propósito recordamos Roger Callois, que dizia no seu livro "Os Jogos e os Homens":
O que destroi o jogo não é o batoteiro, porque esse obedece às regras infingindo-as, mas antes aquele que diz que a regra é estúpida. Porque esse acabou de destruir a convenção colectiva a partir do qual o jogo é jogo.

Todas as regras poderiam ser outras. Mas quando o semáforo mostra uma figura vermelha todos sabemos o que diz essa regra e é vital que ela seja igual para todos.

Ditulis Oleh : Unknown // 4:00 AM
Kategori:

0 comments:

Post a Comment

 

Blogger news

Blogroll

About