De entre uma míriade de livros de jogos, recolhas, invenções, adaptações, colecções, que livro escolher?, ou antes, que via, que caminho, que jogos, se não os podemos fazer a todos? Que livros senão todos porque toda a experiência é boa e nos matura?, ou que livros senão nenhum porque não há um que seja o tal? Impõe-se a questão porquê este e não outro, que critérios e que escolha, que jogos escolher quando é para escolher jogos, que propósito, que fazer? Que filosofia, portanto?
Clive Barker, em Theatre Games, oferece-nos finalmente uma filosofia ao serviço da aprendizagem e treino teatral: pelo jogo trabalha-se, ou lida-se (termo mais dele), com fundamentos do ser humano tão primordiais, tão primaciais como a verticalidade (o grande cabaz psicomotor de Clive Barker, unindo o que somos ao modo como e porque nos movemos) e da verticalidade (ou vice-versa) à raíz das reacções humanas, ao fluxo ininterrupto (ou quase) de impulsos e mensagens nervosas entre espinal medula e cérebro (ou a parte mais antiga deste, a parte que é responsável pela protecção do perigo, e que também é a mesma que está em jogo quando estamos... em jogo), falando da reacção e dos vários skills do actor a desenvolver:
- um uso de corpo que é mais exigente que o quotidiano
- um uso da voz que é mais exigente que o quotidiano
- capacidade de simular comportamentos que não são os dele
- capacidade de reagir espontaneamente a situações conhecidas por ele
- capacidade de fazer todo o anterior repetidas vezes
Clive Barker aponta o jogo (no que é um grande fundamento teórico-prático para o jogo dramático) como o modo de treinar e levar actores a aprender esses skills sem que disso se dêem conta, pois embalados pelo desafio do lúdico vão explorando técnica enquanto contornam graciosamente a pressão do treino técnico.
Barker, Clive: Theatre Games - A New Approach to Drama Training, methuem drama, 1977 (226 pág.)
Home » Livros » Bibliografia de referência sobre Jogo Dramático
Thursday, October 11, 2007
Bibliografia de referência sobre Jogo Dramático
Lihat juga Artikel dari Clive Barker, investigações, Livros
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment