O que é um diário de bordo? Que se escreve num diário de bordo? Para que serve? Que forma tem? Como podemos reconhecê-lo se o virmos na rua?
Um diário de bordo é de facto o diário do que se passa a bordo, neste caso não de um navio mas da viagem e da experiência que vai vivendo quem o escreve.
Pode ser somente um registo cartográfico do que se se fez ou por onde se andou; pode ser uma colecção de notas breves de turismo sobre os atractivos de cada terra ou paragem ou momento forte; pode ser uma lista de recados a si próprio, de afazeres no seu dia-a-dia a bordo; pode ser um conjunto de cartas mandadas ou rascunhadas que contam novidades, felicidades, tédios e visões.
Muitas visões (isto é importante).
Quando se está a bordo (de qualquer navio, viagem ou experiência) tem-se muitas visões. O diário de bordo até pode ser um bestiário cheio de iluminuras a descrever as visões, miragens, pressentimentos, premonições, imaginações ou eventuais alucinações do seu autor (estas últimas são muito comuns no alto mar, dizem...).
Sem fantasia ninguém navega, sem imaginação não há caminho marítimo para lado nenhum. Um diário de bordo pode ser também a adivinhação ou projecto do próximo passo, disso que ficará depois da próxima curva do mar.
O diário desta viagem refere-se portanto apenas a uma pessoa: ao seu comandante. Faz-se interpretações do que se vai passando a bordo deste navio de carne e sangue e alma e respiração: todas as despesas e flutuações e incidentes e suspeitas internas de amotinação ou programa de festas e manobras para arrepiar caminho.
É como se o comandante descrevesse a viagem que se passa dentro dele.
Home » estudos » O que é um diário de bordo?
Friday, October 26, 2007
O que é um diário de bordo?
Lihat juga Artikel dari Aulas, diário de bordo, estudos
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

0 comments:
Post a Comment